Hoje fizeram-me uma pergunta interessante por email, à qual tentei responder! Fica aqui a pergunta e a minha resposta. Se houver qualquer coisa que aches que está errada avisa-me, se faz favor!
Pergunta:
"Peço desculpa pelo abuso de perguntar, mas faz sentido colocar a consciência ao nível da micro física e não ao nível da macro biologia?"
Resposta:
Quanto à sua questão, é uma pergunta muito interessante, a consciência advém de processos cognitivos e está intrinsecamente ligada ao corpo, propriamente dito, ou seja, o corpo no seu todo, incluindo sistema nervoso central e periférico é a base e contém a consciência, como escreveu António Damásio (por exemplo no livro "Erro de Decartes") a mente é inseparável do corpo e vice versa - uma constrói-se sobre a outra e deve-se à outra pensando no corpo ou na mente.
A minha opinião em relação à sua pergunta é que a mente ou a consciência pode e deve ser posta tanto sobre o ponto de vista da macrobiologia como da microfísica, porque a microbiologia ou macro biologia são regidas, como todas as outras ciências, por leis e pressupostos estabelecidos pela física em geral e se quiser chamar neste caso microfísica. Por isso é que é tão importante abordar estes assuntos com uma visão abrangente e interdisciplinar de forma a compreendermos o seu funcionamento, o que tem sido feito nas últimas décadas e cada vez mais, felizmente. Só por curiosidade, muitas outras áreas da ciência também são envolvidas na investigação em neurociências, como por exemplo electroquímica, electrónica em geral (microelectrónica por exemplo), a maior parte das microtecnologias e algumas coisas de nanotecnologia.
Obrigado pela pergunta!
PS: Espero que quem me fez a pergunta não se importe de eu a ter publicado.
Wednesday, June 25, 2008
Subscribe to:
Posts (Atom)